O público que circula pelas dependências do Shopping Total, no bairro Floresta, passa a dispor de mais um serviço agregado. É o Ponto de Informação Turística (POINT), espaço inaugurado nesta quarta-feira, 7, a partir da parceria assinada pelo empreendimento e a Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR). Este é o 9º POINT instalado em Porto Alegre na modalidade de investimento compartilhado entre empreendedor privado e o órgão oficial de Turismo da Capital.
O POINT está localizado no 1º pavimento do centro de compras, junto ao balcão de informações que fica ao lado das escadas rolantes. “Os shopping centers, o comércio em geral e a cidade como um todo são os grandes beneficiários das ações que oportunizam atratividade ao turismo e capacitação de pessoal”, avalia o superintendente do Total, Eduardo Oltramari, que assinou a parcerias na presença de lideranças e profissionais do Turismo. O empresário destaca o fato de o Total estar integrado ao conjunto de prédios históricos da antiga cervejaria do bairro tombado pelo patrimônio, o que faz do lugar um atrativo turístico. “Isso aumenta a satisfação em sediar um espaço de referência para o turismo e uma ação estratégica da área pública para a Copa”.
Desafio – A capacitação referida pelo superintendente é a realizada pela SMTUR aos funcionários do estabelecimento parceiro que atuam junto ao POINT. No Total, as duas atendentes do balcão de informação são as encarregadas de dar apoio a quem buscar por informações da cidade. Catiele Rodrigues e Cristiane Rodrigues passaram pela capacitação feita pela Escola Social de Turismo, da SMTUR. “Foi um curso bom, nos deu mais conhecimento sobre a cidade e agora temos o desafio de aprender cada vez mais”, diz Cristiane. As duas terão apoio permanente da equipe da secretaria por mensagens eletrônicas e da apostila que receberam no curso “bem recheada de conteúdos sobre atrativos, serviços e opções para os visitantes”, comenta Catiane.
Pelo Total circulam cerca de 900 mil pessoas por mês e, segundo as atendentes, é grande a presença de público da Região Metropolitana e de outras cidades. Contar com o POINT será um apoio ao trabalho, afirma. “É muito comum pedirem informações sobre hotéis, parques, transporte, entre outras coisas da cidade”, confirma Cristiane. O POINT instalado no Shopping Total é o 9º em funcionamento na cidade. Para o Secretário Municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, o modelo de parceria com a área privada é uma forma criativa de expandir o atendimento ao visitante e dar capilaridade à informação turística. “Esperamos que esta parceria do Shopping Total, que vem de longa data, seja representativa e ajude a contaminar a cidade”, afirma. Na parceria, o empreendimento destina um espaço visualmente identificado, equipado e pessoal ficando por conta do órgão municipal o abastecimento regular de materiais impressos informativos e promocionais da cidade, a capacitação gratuita e apoio aos atendentes.
Os outros POINTs funcionam na Vinum Enoteca, no bairro Moinhos de Vento, na sede da Aerolíneas Argentinas, Café da Praça Otávio Rocha, Café Chaves, na sala vip da Ouro e Prata que atende na Estação Rodoviária, no terminal hidroviário da Catsul, todos no Centro Histórico, na Pousada do Parque, no bairro Menino Deus, e no Instituto de Cardiologia, bairro Santana.